Dor lombar: caminhar pode ser a solução preventiva para os 619 milhões de afetados no mundo
Dr. Guilherme Takassii Dr. Guilherme Takassi https://bemestar.istoe.com.br/author/gftakassi/Guilherme é graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Apresenta duas residências médicas nessa mesma instituição, pós graduação em homeostase sistêmica, adequação nutricional e doenças relacionadas à idade.Possui trabalho focado em saúde baseada no conceito de medicina mente/corpo. Além disso, atua no ensino de práticas integrativas dentro da medicina e demais áreas da saúde, assim como é palestrante em áreas ligadas a desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e performance. CRM: 150472/SP
16/08/2024 - 6:00
A dor lombar não está relacionada a uma causa específica, como fraturas ou infecções, mas afeta 619 milhões de pessoas globalmente. Esse número pode chegar a 843 milhões até 2050, destacando a necessidade urgente de estratégias preventivas eficazes. Para muitos, a dor lombar se torna um ciclo vicioso de episódios recorrentes, com 70% dos indivíduos que se recuperam de um episódio experimentando um novo surto em 12 meses.
Isso não só aumenta o sofrimento individual, mas também impõe um fardo econômico devido ao aumento dos custos médicos e à perda de produtividade (devido ao comprometimento da qualidade de vida do indivíduo).
A caminhada é uma forma de exercício fácil de ser integrada ao cotidiano que tem se apresentado como uma alternativa promissora para a prevenção da dor lombar, segundo pesquisas.
Recentemente, um estudo conduzido na Austrália, investigou a eficácia de um programa de caminhada progressiva, individualizado e acompanhado para a prevenção da dor lombar recorrente. O........
© ISTOÉ
visit website