A política errática de Trump e o fim da hegemonia americana
Publicidade
NOVA YORK – Tornou-se quase rotineiro terminar cada ano falando da “policrise” e reconhecendo a dificuldade de antecipar um futuro que parece carregado do risco de novas guerras, pandemias, crises financeiras e devastação provocada pelo clima. No entanto, 2025 adicionou um ingrediente singularmente tóxico a este conjunto: o regresso de Donald Trump à Casa Branca, cujas políticas erráticas e ilegais já desestabilizaram a era de globalização do pós-guerra. Perante tamanha confusão e incerteza, será que podemos afirmar com confiança algo sobre o rumo que as economias dos EUA e mundial estão tomando?
Uma coisa que podemos dizer é que a economia dos EUA não está tendo o bom desempenho que Trump, o eterno vigarista, nos quer fazer crer. A criação de emprego está praticamente estagnada, o que não é de surpreender, uma vez que Trump tem semeado incerteza e enfraquecido a economia de formas sem precedentes.
Leia também: Trump promete pagamentos em dinheiro para melhorar a percepção sobre a economia
Continua depois da publicidade
Do lado da oferta, a sua política mais perniciosa tem sido o ataque frontal aos trabalhadores imigrantes (e aos trabalhadores americanos com tez mais escura, em termos mais gerais).
As deportações em massa da administração – levadas a cabo por agentes mascarados do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) que detêm pessoas nas ruas – eliminaram a principal fonte adicional de mão de obra numa altura em que a força de trabalho nacional está diminuindo.
Isto afeta a todos, porque não só os americanos dependem dos imigrantes em setores que vão desde a agricultura e a construção civil até o turismo e prestação de cuidados, como também esses imigrantes são fonte de procura.
Continua depois da publicidade
No entanto, atualmente, muitas pessoas não brancas que vivem nos EUA – inclusive cidadãos dos EUA – têm medo de sair de casa, receando ser detidas e brutalizadas pelo ICE.
Os efeitos negativos dos cortes indiscriminados de Trump no setor público também se disseminaram por toda a economia. Há efeitos multiplicadores nas contrações governamentais, tal como nas expansões, e, no contexto atual, os........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel