menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Cinco razões pelas quais o Feminismo é bom para os homens

12 0
02.04.2024

A luta feminista é a luta pelos direitos das mulheres, mas não se fica por aí: é a busca pela igualdade de género, de oportunidades. O Feminismo procura a justiça para todas as pessoas, num contexto de vida benéfico para as comunidades, com igualdade. Neste sentido, o Feminismo também é bom para os homens. De seguida apresentarei cinco das razões para isso.

As únicas pessoas que são a favor da perpetuação do Machismo — filho do Patriarcado, defensor da superioridade masculina, potenciador da dominação dos homens — ou o são por ignorância, ou por terem um largo benefício social e, ou, económico, com ele.

1.

Numa sociedade de alicerces machistas como a nossa, as estruturas de construção de masculinidade estão intrinsecamente ligadas ao conceito social de virilidade. Este conceito não passa disso mesmo, um mero conceito criado pela sociedade, que faz com que se ache um homem mais másculo quanto menos emoções ele mostrar. Ou seja, menos sensibilidade é igual a maior masculinidade, como se uma pessoa fosse mais forte conforme mais insensível é. Trata-se exatamente do contrário: fortes são as pessoas que se permitem a sentir, para lidarem em pleno com as situações.

Consequentemente, os homens tendem a suprimir emoções, a ter medo de as expressar, já que não querem ser alvo de julgamento e ver a sua masculinidade questionada. Ora, nesta atmosfera opressora, há graves consequências para a saúde mental dos homens. A masculinidade tradicional ou hegemónica (mais conhecida como “tóxica”, mas eu não sou fã desse termo, porque nem toda a masculinidade tem de o ser) é a base de educação de grande parte dos homens, em meninos e rapazes. Tendo em conta as restrições na expressão de emoções, a taxa........

© Expresso


Get it on Google Play