Muito pouco ou quase nada a ser feito
Vila da Serra, bairro de Nova Lima
Vamos começar pelo final: Belo Horizonte vem exportando moradores, negócios, empresas e riqueza para Nova Lima nas últimas décadas, e com a legislação urbanística atual, muito pouco ou quase nada pode ser feito.
Brasília surgiu como a antítese das cidades europeias, num momento - o pós guerra - em que se buscava redenção por meio da reinvenção dos modelos anteriores. Filosofia e debate válidos, resultados - para as cidades - desastrosos. Não à toa, muitas cidades emergentes da Ásia, mais pujantes, inclusivas e democráticas que as nossas, seguiram premissas opostas à capital do Brasil.
Substituímos densidade, cidades compactas, resiliência, usos mistos, custo otimizado de infraestrutura, redes de metrô, por cidades setorizadas, baseadas no automóvel, com baixa densidade e espalhadas demais (encarecendo o custo da infraestrutura e do transporte público).
Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Ora, direis, "não somos Brasília". É verdade, mas por alguma razão importamos o conceito de setorização, espalhamento e baixa densidade a partir da 1976, com a implementação de uma série de regras que substituíram o "gabarito" construtivo (aquele que........
© Estado de Minas
visit website