Fred Mata Machado, inventor da comida a quilo e chef
Comida a quilo: as invenções de Fred estão aí até hoje, cada vez melhores
Quase ninguém sabe, mas a ideia de vender comida por peso vem de um mineiro, o - saudoso - chef Fred da Mata Machado, aqui mesmo em Belo Horizonte.
A história é boa, e fala de empreendedorismo, competência e talento.
O ano era 1984 e o restaurante, o Bartolomeu. No início, o foco estava em buscar para comer em casa, mas o Fred era empreendedor, e deve ter imaginado que, se cada vez mais pessoas buscavam para levar para casa, talvez outros tantos optassem por comer ali mesmo.
Olhando para trás, ninguém se dá conta da quantidade de talento e visão para conceber uma ideia como essa, porque as ideias mais geniais são assim: parece que já estavam aqui quando o mundo foi inventado, meio como um brinde ou um bônus no pôr do sol do sétimo dia.
Fred inventou mais coisas (como a picanha na chapa), e cozinhava com prazer. Gentil e acolhedor, ir ao seu restaurante (o Restaurante do Fred, ali em Nova Lima, vizinho da Quinta da Condessa) era como visitá-lo em casa, e comer bem (e o melhor, sem afetação).
Leia mais
- 20/11/2023 - 04:00 Praças em Belo Horizonte: tem mas acabou
- 27/11/2023 - 06:00 Arquitetura com A maiúsculo, O Retorno
- 04/12/2023 - 00:00 O ano acabou, e o Centro de BH também
Se for pensar bem, a comida a quilo tem uma relevância, no Brasil, maior do que o fast food, tal a quantidade de restaurantes e empregos associados. É, com toda certeza, mais importante que o strogonoff, e quase tão........
© Estado de Minas
visit website