menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | O Estado e a insegurança pública

12 1
yesterday

É inacreditável, chega às raias da irracionalidade, a movimentação que o Estado brasileiro faz em face do crime, em especial aquele que abala a opinião pública. Basta uma retrospectiva para verificar a exatidão desse fato. Crime ocorrido, reação do Legislativo imediata, na forma de leis punitivas mais rigorosas. O Executivo as promulga e o Judiciário as cumpre, por vezes, mesmo que inconstitucionais.

Essa já histórica reação tem por objetivo lançar uma cortina de fumaça sobre o olhar da sociedade. Ela encobre a deficiência do sistema de Segurança Pública e passa a dar a falsa impressão de que o Estado está ativo na impropriamente chamada “luta contra o crime”.

Trata-se de um engodo, de uma mentira, de um ludibrio. Falsidade das mais flagrantes, que não é desmascarada porque conta com a cumplicidade de segmentos sociais que aplaudem e estimulam esse embuste. Em especial a mídia, que fecha os olhos para a ineficácia da repressão tida como único meio de enfrentamento ao crime.

Ela informa sobre as ações repressivas, mas não faz nenhuma consideração crítica dos métodos adotados e das suas consequências para a coletividade. Noticia as mortes de criminosos, de policiais, de pessoas alheias ao delito, crianças, velhos, vítimas de balas perdidas, prisões........

© Estadão