China vs Japão: a história pesa muito
Quando se vê que o PIB chinês é quase cinco vezes maior do que o japonês, parece inacreditável que a ultrapassagem tenha acontecido apenas em 2010, quando a China se tornou a segunda economia mundial, ainda hoje atrás dos Estados Unidos, e o Japão desceu para terceira maior (é atualmente a quarta, depois de ceder a posição à Alemanha, e está prestes a descer para quinta, por troca com a Índia).
Portanto, a ascensão chinesa, iniciada com as reformas económicas lançadas por Deng Xiaoping no final da década de 1970, assumiu contornos geopolíticos de extrema importância na última década e meia. E a recente disponibilidade dos governantes de Tóquio para aumentar as despesas militares tem tanto que ver com as pressões do aliado americano como com a perceção, até numa opinião pública tradicionalmente pacifista, dos riscos de ter um vizinho hiperpoderoso, com um PIB que lhe permite suportar um orçamento de Defesa cerca de seis vezes superior.
O facto de China e Japão serem importantes parceiros económicos não impede que continuem a ser rivais históricos, e as recentes declarações da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sobre um conflito em Taiwan poder envolver o Japão se o país se considerasse em risco criaram uma crise com Pequim que tarda em ser resolvida. Houve palavras duras entre diplomatas dos dois países até nas Nações Unidas, e medidas retaliatórias afetando a importação de produtos japoneses para a China. Um pedido formal de desculpas pela chefe do governo japonês está a ser........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Mark Travers Ph.d
Grant Arthur Gochin
Tarik Cyril Amar