menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Imigrantes e gatinhos

6 1
15.09.2024

Trump escala na mentira dos “cães e gatos”, fala em gansos que desaparecem do lago de Springfield.

Porquê?

Springfield, Ohio, tem 15 mil haitianos numa pequena cidade de 58 mil, a 72 quilómetros de Colombus, capital estadual. Há, objetivamente, uma exploração do medo através de falsas acusações. Coloca toda a gente a falar do tema da imigração ilegal, que é o que lhe interessa.

O problema é a profunda irresponsabilidade que é ver um ex-presidente dos EUA, que deseja voltar a sê-lo, a projetar um discurso de ódio dirigido a uma comunidade, com os riscos sérios que isso implica. As consequências já se notaram nas últimas horas: ameaças de bomba em Ohio após Trump dizer que imigrantes comiam cães e gatos, referindo a chegada de milhares de migrantes haitianos à cidade com uma população predominantemente branca e operária, que desencadearam evacuações de escolas e edifícios governamentais.

Trump promete “a maior deportação da história”, que se iniciaria em Springfield, Ohio. Estamos perante o regresso da cartilha “carnificina americana”, inspirada em Steve Bannon, que levou Trump à Casa Branca em 2016. Mais tarde, Donald escalou a história dos “cães e gatos” e falou no “desaparecimento de gansos do lago de Springfield” e relatou supostas “violações de jovens sodomizadas por imigrantes ilegais”.

Com Trump atrás nas sondagens, e a fazer tudo para disfarçar a derrota pesada que teve no debate, isto só vai piorar.

Correu ainda melhor do que se esperava a Kamala, correu ainda pior do que se esperava a Trump. A democrata surgiu segura, sólida e muitíssimo bem preparada. Dominou a narrativa, levou a discussão para o que mais lhe interessava, tinha as respostas na ponta........

© Diário de Notícias


Get it on Google Play