menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A França em território desconhecido

14 0
02.07.2024

Macron jogou na roleta russa e não pode queixar-se do que aconteceu no domingo em França. O grande centro que o presidente fez alcandorar ao poder em 2017 terminou no passado domingo. Entrámos em território desconhecido.

O bloco macroniano só conseguiu um voto em cada cinco franceses que foram às urnas, a extrema-direita obteve um voto em cada três. A Frente Popular de Esquerda ficou bem acima de Macron, mas claramente atrás do Rassemblement National.
Ainda assim, vale a pena olharmos para este dado: os jovens preferiram a esquerda à extrema-direita, desmontando alguns mitos que têm vindo a florescer nos últimos tempos sobre uma suposta “rendição” dos mais novos ao canto de sereia do populismo de direita.

Os eleitores entre os 18 e os 24 deram 48% à Frente Popular, 33% à extrema-direita e apenas 9% ao centro de Macron. Entre os eleitores dos 25 a 34 anos, 38% para a esquerda unida, 32% à RN e 13% ao centro. A extrema-direita só começa a vencer a partir dos 35 anos: 36% para 31% da esquerda e 17% do centro (35-49 anos). A maior vantagem de Bardella e Le........

© Diário de Notícias


Get it on Google Play