Orgulho nacional
Há cerca de um mês, realizou-se no CHULC (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central), mais concretamente no Hospital Curry Cabral, o primeiro transplante hepático pela técnica robótica feito na Europa, e o segundo a nível mundial. Um feito notável, não pela exibição técnica, mas porque representa um enorme benefício para os doentes.
Não tenho quaisquer dúvidas de que, a médio prazo, quando os robôs descerem de preço e se tornarem mais simplificados (afinal, o que também aconteceu com a laparoscopia), a cirurgia robótica vai poder transformar as cirurgias mais complexas e difíceis, em atos cirúrgicos mais seguros e acessíveis. Quem escreve estas linhas é um cirurgião reformado e um professor jubilado - que, quando foi a introdução da técnica laparoscópica, reagiu mal e demorou a adaptar-se.
Demorei um ano a perceber o grande avanço que representou esta via mini-invasiva, mas uma vez convencido fiz um pequeno estágio nos EUA, e vim paulatinamente a ser um fervoroso entusiasta, primeiro na cirurgia das vias biliares e depois noutros tipos de cirurgias. Mas sempre com a consciência clara de que a laparoscopia........
© Diário de Notícias
visit website