Mobilidade urbana no Brasil em 2026
Francisco Christovam — diretor executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Na Arena ANTP, congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos realizado em outubro de 2025, especialistas do setor debateram as perspectivas e tendências para o transporte público coletivo de passageiros para 2026. Com o objetivo de se realizar uma análise conjuntural, os painelistas destacaram que o novo ano será estratégico para o desenvolvimento do setor, diante de oportunidades para inovação e modernização e de um ambiente regulatório mais maduro, além de um novo ciclo de investimentos.
Entretanto, persistem desafios estruturais de financiamento e uma necessidade de adaptação às demandas sociais e ambientais, exigindo dos "stakeholders" uma análise estratégica para navegar entre tecnologia, economia e política.
O transporte coletivo é um serviço público essencial, fundamental para a organização urbana e para a qualidade de vida nas cidades, mas a capacidade do setor de cumprir sua função está diretamente ligada ao preparo dos órgãos gestores e à existência de fontes de recursos para investimentos e custeio. O contexto eleitoral de 2026 torna ainda mais relevante a definição de estratégias para superar os desafios, influenciando o futuro da mobilidade urbana nas próximas décadas.
A segurança........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein