Brasília, a capital que se expande geograficamente em 65 anos
ALDO PAVIANI — Geógrafo e professor emérito da UnB
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Comparativamente, com base na Teoria dos Fenômenos Urbanos, Brasília inscreve-se entre as cidades jovens, pois foi inaugurada em abril de 1960, e, por isso, em termos comparativos, Brasília é uma "criança". As cidades de Roma, Paris, Berlim, Atenas, Moscou, Londres e outras marcam idades que remontam ao passado, por vezes, muito longínquo. Todas elas implantaram os sistemas viários, de circulação de veículos, de abastecimento, de habitação, e podem se dizer seguras, segundo o capital investido em todas as atividades, sobretudo em segurança.
Todavia, o aparato de guerra das grandes potências é cuidadosamente atualizado e mantido em prontidão para eventualidades e emergências que possam aparecer. Aqui e ali, surgem conflitos que duram muitos anos, por vezes décadas, sem previsão para acabarem. Contudo, a máquina de guerra — isto é, os fabricantes de armas e munições — se põem em alerta constante, pois, para esses, guerras significam lucros financeiros; e há os que desejam o fim dos conflitos e esperam que a paz seja duradoura em todos os quadrantes do planeta, por mais utópica que essa medida seja.
Situada no Hemisfério Sul, a capital do Brasil havia sido imaginada para estar longe de possíveis atividades bélicas, a partir do mar. Na estratégia bélica de então, a capital estaria a salvo de bombardeios navais se fosse........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Daniel Orenstein
Grant Arthur Gochin
Beth Kuhel