A COP30 e o legado da indústria
Luiz Césio Caetano — presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Fique por dentro das notícias que importam para você!
A Conferência das Partes, mais conhecida como COP, teve sua trigésima edição anual realizada recentemente em Belém do Pará. Foi um marco histórico. Não foram poucas as reflexões sobre o texto final, como as que apontaram a ausência de ações para a redução de combustíveis fósseis. Mas fica cada vez mais claro que a agenda climática é hoje o centro de gravidade para o desenvolvimento sustentável, indo muito além da gestão do carbono. E isso recomenda um olhar para o legado da indústria.
A Iniciativa Empresarial Sustentável, ou Sustainable Business COP (SB COP), é uma aliança global criada durante a COP29, em 2024, no Azerbaijão. Liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é formada por empresas, instituições e parceiros estratégicos de todo o mundo. Um de seus objetivos é acelerar o alcance das metas climáticas. A SB COP participou ativamente da COP30 e estará também nas próximas conferências.
A atuação da SB COP está estruturada em oito grupos de trabalho — entre eles, Transição Energética, Economia Circular e Materiais e Bioeconomia —, que refletem a diversidade de ações da indústria com impacto direto nas agendas de competitividade e de sustentabilidade. A SB COP........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin