menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Lembranças da campanha das diretas e da transição

14 28
25.04.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Eu havia começado a cobrir o Congresso em 1982, pelo Jornal de Brasília. No início da nova legislatura, em 1982, os novos deputados eleitos no ano anterior circulavam pela casa, especialmente pelo Salão Verde, buscando tornar-se conhecidos da imprensa. Numa tarde, um deputado de terno branco aproximou-se de uma roda em que eu estava e se apresentou: Era Dante de Oliveiro, do PMDB de Mato Grosso.

Dias depois ele começou a dizer a um e outro jornalista que havia apresentado uma proposta de emenda constitucional restabelecendo as eleições diretas para presidente da República. Só não ríamos por respeito. Aquilo era um disparate. A ditadura havia sofrido derrotas eleitorais em 1974 e em 1978 mas ainda tinha maioria. Estava empenhada no projeto de abertura lenta, gradual e segura iniciado por Geisel, que devia ser levado a cabo por seu sucessor, o chucro presidente João Figueiredo.

Havia um detalhe: nas eleições do ano anterior, as de 1982, o povo pudera votar para governador pela primeira vez depois do golpe de 1964. E a oposição elegera governadores de estados importantes. Franco Montoro em São Paulo, Tancredo Neves, em Minas, José Richa, no Paraná, Pedro Simon, no Rio Grande do Sul, Iris Resende, em Goiás, e outros mais do PMDB. Brizola elegera-se governador do Rio pelo PDT.

A emenda de Dante ganhou registros modestos no noticiário político mas houve um momento em que Ulysses Guimarães, presidente do PMDB, foi convencido pela ala progressista do partido de que aquilo poderia dar samba. Ulysses então levou ao Diretório Nacional do partido a ideia de uma campanha em favor da aprovação da emenda. Nem todos acreditaram que isso seria possível mas a proposta foi aprovada. A campanha foi anunciada e as articulações começaram.

O PT chegou a tentar convocar um ato sozinho mas não teve grande êxito. A campanha para valer só começou para valer quando as oposições conseguiram se entender e formar uma frente.

Em 26 de novembro de1983, os dez governadores da oposição (os 9 do PMDB e Brizola) assinaram um manifesto apoiando a emenda Dante. No dia seguinte houve em........

© Brasil 247


Get it on Google Play