menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A Venezuela em seu momento decisivo

12 3
26.07.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por José Reinaldo Carvalho - Chegou a hora decisiva da Venezuela, um momento crucial da Revolução Bolivariana. É a hora decisiva também para a América Latina, tendo em vista a relevância política e econômica do país, de que é expressão também o papel que tem desempenhado em favor da integração regional. Algumas forças políticas externas se consideram diante de um dilema, em dúvida sobre que posição adotar em face de uma “escolha difícil”. Nós, brasileiros, conhecemos a tragédia que implicou esse falso dilema e a escolha errada feita em 2018, sob pressão de forças alienígenas e das mentiras que intoxicaram a maioria do eleitorado.

Facilitemos as coisas: o critério de decisão sobre a quem brindar apoio não é o alinhamento ideológico ou político com o chavismo, o socialismo, o anti-imperialismo, a gestão Maduro, o PSUV e outras formações revolucionárias, progressistas, democráticas e populares do Grande Polo Patriótico, como se designa a ampla frente de forças políticas e sociais que respaldam a candidatura à reeleição. A disjuntiva é mais simples. Basta discernir sobre as características essenciais da conjuntura que vivemos, compreender as tendências principais deste momento histórico e as ameaças que pairam sobre os destinos da humanidade. Trata-se de decidir sobre qual força política pode, nas atuais circunstâncias nacionais venezuelanas, regionais e tomando em consideração também a conflitiva situação mundial, garantir a soberania nacional, a estabilidade, a paz, os programas sociais consolidados ao longo de um quarto de século desde a primeira posse de Hugo Chávez, a defesa dos recursos naturais, especialmente o petróleo, a justa posição diante dos conflitos internacionais e as aspirações dos povos da região. Do ponto de vista estritamente venezuelano, o que está em jogo, em uma expressão prosaica, é a dignidade nacional.

Apesar das dificuldades econômicas oriundas das deficiências do modelo econômico e principalmente das sanções impostas pelo imperialismo, no exercício de seus dois mandatos presidenciais Maduro deu continuidade a várias políticas sociais implementadas pelo saudoso........

© Brasil 247


Get it on Google Play