menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Paris entra no climão olímpico

4 0
23.07.2024

Este escriba, ainda humilde, encontrou uma amiga brasileira que trabalha em Paris com uma equipe formada por jovens franceses, todos, segundo ela, reclamando do fuzuê olímpico na cidade. Foi quando ela quebrou a espiral da bufada (franceses bufam) e disse, animada, que conseguiu ingressos para a cerimônia de abertura.

Aos poucos, seus coleguinhas parisienses começaram a confessar: eles também tinham um ou outro ingresso e aguardavam o início da competição.

Críticas e críticos antes dos Jogos fazem quase parte da preparação olímpica. Foi assim, em diferentes frentes, em Tóquio, Rio, Londres, Pequim e, voltando para trás, provavelmente na Grécia antiga.

Em Paris existe a crítica da limpeza social (mal resolvida) e do excesso de gastos (pouco explicada). A gritaria em torno da poluição do rio Sena parou desde que a ministra do Esporte e a prefeita tomaram banho por lá —um legado que a Rio-2016 falhou em conquistar, quando prometeu a limpeza da baía de Guanabara.

Nesta semana começou a valer o aumento do transporte público, que quase dobrou. Apesar de as autoridades afirmarem que o valor deveria atingir apenas os turistas, já vi uns três franceses reclamando (bufando com tons ameaçadores) na hora........

© UOL


Get it on Google Play