Brasil ganha apenas 4 km de trilhos em trens e metrôs em um ano
A expectativa para a expansão das linhas de trens e metrôs no país para 2023 já não era das maiores, mas um levantamento publicado pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) mostrou que o crescimento foi inferior ao esperado.
De acordo com o estudo, divulgado nesta terça-feira (2), a expansão da malha metroferroviária foi de apenas 4,1 quilômetros no ano passado, registrada nos sistemas de Salvador e Natal. Isso fez com que o total de trilhos existentes para o transporte de passageiros nos grandes centros urbanos chegasse a 1.133,4 quilômetros no país.
A previsão da associação para 2023 era de que o sistema crescesse 15,6 quilômetros, com obras também em Fortaleza e São Paulo —da linha 9-Esmeralda, cuja entrega está prevista para 2024.
Desde 2019, a expansão foi de apenas 16,9 quilômetros no Brasil, num ciclo impactado fortemente pela pandemia de Covid-19, que deixa reflexos até hoje nos metrôs e trens.
A média de passageiros transportados por dia foi de 8,19 milhões no ano passado, o que representa um crescimento de........
© UOL
visit website