menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Putin só vai parar quando for parado

25 5
19.03.2024

A vitória com 88% dos votos na eleição presidencial na Rússia neste domingo serviu como um lembrete de que, após dois anos de guerra, Putin não só não foi derrubado como está mais forte do que nunca.

As eleições foram livres e justas? É claro que não. Mas alguém defende a sério que ele perderia nas urnas caso deixasse uma oposição real concorrer? Perseguir opositores e manipular os votos de forma descarada mesmo quando isso é desnecessário fortalece ainda mais o regime. O recado é simples: o poder de Putin é tamanho que não vale a pena sequer esboçar uma oposição. Não há qualquer esperança.

Com dois anos de guerra, há pelo menos algumas boas notícias: a Ucrânia não caiu rapidamente como alguns previam, a Rússia sofreu perdas consideráveis no mar Negro, de forma que a Ucrânia conseguiu restabelecer seu comércio marítimo. Países antes neutros —Estônia, Finlândia, Suécia— agora integram a Otan, a única saída segura para quem valoriza sua independência. A Europa conseguiu se livrar da dependência no gás russo, e parece que, finalmente, percebeu que precisa ser mais ativa em sua própria segurança.

De resto,........

© UOL


Get it on Google Play