Afinal, quantas pessoas estavam na Paulista para apoiar Bolsonaro?
O tamanho de um protesto importa. Ele mostra a força (ou fraqueza) da causa. É por isso que as pessoas discutem acaloradamente qual protesto foi maior e que diferentes estimativas (organizadores, Polícia Militar) sempre aparecem e são usadas como armas pelos dois lados, sem o menor critério.
E é por isso que a direita bolsonarista não gostou da medida do Monitor do Debate Público no Meio Digital, comandado por professores da USP, que estimou 185 mil pessoas simultâneas durante o pico do protesto no domingo. O número preferido pelos bolsonaristas, de 600 mil pessoas, impressiona mais.
O Monitor utiliza drones para tirar fotos da multidão num dado horário, depois junta-as todas para gerar uma grande fotografia de todo o protesto naquele momento e, utilizando inteligência artificial, conta o número de pessoas. É uma medida bastante confiável e que vem se tornando mais precisa conforme a contagem automática vai ficando mais sofisticada.
Não é a única medida possível. O Monitor conta o número de pessoas que estavam no protesto simultaneamente no momento de máxima participação. Isso é diferente do número total de pessoas que compareceram ao longo de todo o protesto —como mede o Datafolha........
© UOL
visit website