menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

EUA fazem duro alerta sobre Rússia, China, Irã e Coreia do Norte

20 1
19.04.2024

O secretário de Estado Antony Blinken fez um duro discurso com alertas à China ao encerrar sua participação na reunião do G7 na ilha de Capri, na Itália.

Ele relacionou de forma direta a guerra da Ucrânia com as tensões no mar do Sul da China e na península da Coreia.

Na fala, prometeu apertar as sanções econômicas contra o Irã, por conta do ataque iraniano com drones e mísseis contra território de Israel.

Não comentou, porém, a retaliação que Israel fez nas últimas horas, dizendo apenas que os Estados Unidos nada tiveram a ver com o ataque.

O Irã bateu recorde de exportação de petróleo nos últimos meses, quase todo para a China.

Além disso, é fornecedor de drones usados pela Rússia na Ucrânia.

Outro aliado russo na ofensiva contra Kiev é a Coreia do Norte, que fornece peças de artilharia ao governo de Vladimir Putin.

Por conta disso, a Rússia vetou a renovação de um painel da ONU que monitora o desenvolvimento de mísseis e armas nucleares pelo regime de Kim Jong un.

A China se absteve na votação.

Visitando a zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Sul, a embaixadora dos EUA à ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse esta semana:

Pedimos à Rússia e à China que revertam o curso e, mais uma vez, exortem Pyongyang a escolher a diplomacia e a comparecer à mesa de negociações para........

© Revista Fórum


Get it on Google Play