menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O Governo, a APA, a ribeira de Moinhos e os eucaliptos

9 12
27.07.2024

Recentemente, o Governo anunciou que tem em curso a reabilitação de 300 quilómetros de cursos de água em todo o país. O anúncio teve lugar em Vila Flôr pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Segundo a ministra, esta reabilitação insere-se em parte das metas nacionais de aplicação da Lei Europeia do Restauro da Natureza, aprovada a 17 de junho último e que o Governo português votou favoravelmente. Está aqui inserida a atual “reabilitação” em curso na ribeira de Rio de Moinhos, no concelho de Abrantes?

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) publicou, em novembro último, a Estratégia Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras (EN3r). Conforme inscrito, “a visão de médio-longo prazo da Estratégia consiste em alcançar o bom estado de conservação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas até 2030, mantendo o carácter multifuncional da paisagem envolvente, enquanto principal força motriz da Natureza e elemento de forte identidade coletiva, garantindo a proteção da biodiversidade e a sustentabilidade do corredor fluvial e conferindo-lhe capacidade de adaptação às alterações climáticas e de resiliência hidrológica, ecológica e social”.

Será esta a visão que superintende a empreitada de requalificação e reabilitação em curso na ribeira de Rio de Moinhos, no concelho de Abrantes? Tanto quanto se observa no local, a vegetação ribeirinha ou ripícola tem........

© PÚBLICO


Get it on Google Play