A Igreja Católica salvou a Civilização Ocidental
“Bem mais do que o povo hoje tem consciência, a Igreja Católica moldou o tipo de civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos.”
Thomas Woods
Sendo alguém bastante curioso e interessado desde tenra idade, sobretudo no âmbito da disciplina de História, sempre me questionei o porquê de uma visão tão distorcida, que nos era apresentada pelos programas formativos escolares face à Igreja. Com o passar dos anos, tornou-se claro que essa abordagem resulta, em grande medida, de um preconceito herdado da sociedade pós-Revolução Francesa, perpetuado por manuais e por alguns docentes.
A isto soma-se a influência cultural quase totalizante que vamos assistindo, sobretudo com filmes e livros como o Código Da Vinci, de Dan Brown, ou o recente filme, Conclave, que apresentam visões deturpadas, erradas, perversas e profundamente anti-históricas. Tudo isto acaba por realizar uma abordagem muito superficial de uma riqueza cultural de dois mil anos de História.
Contudo, é momento de nós, jovens estudantes, investigadores e professores, mergulharmos profundamente na História, especialmente os cristãos, e procurarmos conhecer o “outro lado”. A sua História envolve homens e mulheres, alguns exemplares, outros falíveis, mas que nos deixaram um grande legado.
Um dado histórico incontronável é a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, sendo que esta já tinha sido saqueada por Alarico em 410, e a sua importância política e social tenha sido quase diminuta desde a mudança da capital do Império para Constantinopla em 330, foi um marco importante na alteração da conjetura política, social e económica da Europa. Foi neste contexto de instabilidade e fragmentação que a Igreja moldou esta civilização da qual........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel