Direitos dos contribuintes
Num contexto em que Portugal enfrenta baixa produtividade, fragilidades sociais, instabilidade política, elevados níveis de despesa e dívida pública, reformas reiteradamente adiadas e uma crescente desconfiança nas instituições, é urgente reforçar os direitos dos cidadãos que financiam o Estado.
Esta proposta de Carta de Direitos dos Contribuintes propõe o Estado como servidor dos cidadãos, e que age como pessoa de bem. Garante o respeito pelos direitos, liberdades e garantias constitucionais; a justiça fiscal, entendida como igualdade de tratamento, imparcialidade na aplicação da lei e respeito pela dignidade de cada contribuinte; a propriedade privada e a liberdade económica; a solidariedade, a protecção dos mais vulneráveis, e a sustentabilidade do Estado social; a paz social, e a valorização das pessoas, das famílias e das comunidades.
UMA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO CONTRIBUINTE
Os cidadãos têm o direito de participar nas decisões de política fiscal, que devem respeitar os seus direitos e refletir as suas necessidades e........
© Observador
