menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O Santo do Povo

12 1
26.02.2024


Apesar de se celebrar hoje o aniversário da morte de S. Torcato (26 de fevereiro de 719), só amanhã a localidade vimaranense que ostenta o seu nome1 assinala o acontecimento, com a secular Feira dos 272. Tal acontece porque era nesse dia que, no calendário litúrgico da Arquidiocese de Braga3, a memória de S. Torcato se celebrava.

Oriundo de Toledo (Espanha), Torcato Félix foi aí ordenado sacerdote, na segunda metade do séc. VII4. Era Arcipreste da respetiva Sé, quando foi nomeado bispo de Iria Flávia, localidade próxima de Padrón5 (Galiza). Em 693, no XVI Concílio de Toledo, foi aclamado Bispo de Braga, missão que exerceu até ao momento em que, movido pelo ideal da reconquista cristã, enfrentou o exército do general muçulmano Muça, nas proximidades de Guimarães, e aí foi morto6.

De teor algo lendário, a tradição afirma que o seu corpo foi encontrado íntegro, no meio de silvas e de um monte de pedras, de onde teria brotado água para o lavar, num lugar outrora chamado S. Torcato o Velho e hoje Fonte do Santo, onde se erguem uma capela e uma fonte.

As supostas relíquias do Santo estiveram, durante séculos, na Igreja Paroquial, alimentando a veneração do povo7 e a cobiça das autoridades. Um documento do século XIX........

© Diário do Minho


Get it on Google Play