menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Ponto por ponto

12 1
22.09.2024



Num tempo de mentiras universais, dizer a verdade é um acto revolucionário” - George Orwell - escritor, jornalista, ensaísta inglês (1903-1950)


1 - Quiçá, o pilar mais estrutural, mais sólido e incontornável da democracia seja a VERDADE. A verdade das coisas. Dos factos. A verdade na vida em comum. No dia-a-dia. Em todo o lugar. E em todas as circunstâncias. Falar verdade é imperativo. Uma responsabilidade. Viver com a verdade significa maturidade democrática, Como se exige na boa Justiça: “dizer a verdade e só a verdade”. E sem subtilezas. De forma natural. Obviamente, com autenticidade. Com carácter. A verdade esclarece. Ilumina o campo de intervenção humana. Irradia confiança. Estabelece relações intrinsecamente fortes e saudáveis. No fundo, é uma simples e profunda questão cultural. E cívica. Ao alcance de mentes abertas e responsáveis.

A verdade como valor humano, gavinha das relações positivas inter-pessoais e da apreciação linear da realidade deveria, ou melhor, tem que estar sempre presente em qualquer interacção seja a que........

© Diário do Minho


Get it on Google Play