menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Tudo começa na educação tecnológica

7 0
24.07.2024

A maior diferença entre “dominar” a onda da transformação digital ou “sobreviver” ao vortex de informação e dados atual é definido numa palavra apenas: capacitação. E, no caso da inteligência artificial, capacitar não é uma escolha, é uma necessidade.

Um estudo bastante recente, levado a cabo pela Salesforce, indica que a maioria dos profissionais não tem a formação adequada para lidar com a Inteligência Artificial, no seu dia a dia. E há mesmo quem afirme que não confia nesta tecnologia. Em Portugal, em particular, e segundo o Instituto Nacional de Estatística, as empresas portuguesas usam pouco IA - apenas 8%.

Olhando para estes dados, é interessante pensar sobre a forma como a Inteligência Artificial, e a própria GenAI, é apresentada: uma tecnologia disruptiva que está a mudar completamente a forma de trabalho, a sociedade e o processo de tomada de decisão. Mas se ainda existem tantas pessoas que não estão, efetivamente, a par do verdadeiro potencial desta área, quais as razões?

Acredito que a principal razão se prende com a falta de literacia e conhecimento das áreas ligadas à IA, gerando desconfiança, desinformação e medo. Premissa base: a implementação das novas tecnologias relacionadas com IA só é eficaz quando todos os envolvidos entendem o processo, as suas variáveis, as considerações éticas e o seu objetivo.

As organizações são os espelho da sociedade, por isso dou um exemplo prático em ambiente........

© Diário de Notícias


Get it on Google Play