Meias verdades e certezas perigosas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
"Não há fatos, apenas versões" (Nietzche)
Introdução.
Às vezes eu imagino Milton Santos, Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Hollanda, Caio Prado Jr. e Celso Furtado - grandes pensadores do Brasil, cujas reflexões inspiram até hoje as políticas públicas de governos que procuram romper o círculo da pobreza e do subdesenvolvimento -, recebendo uma mensagem de WhatsApp com um desses “memes” que circulam nas redes. Como será que eles reagiriam?
A extrema-direita, em êxtase, vem fazendo circular meme informando que as contas públicas fecharam 2023 com “um rombo” (déficit) de 234 bilhões de reais; trata-se, evidentemente, de informação verdadeira, contudo, fora de contexto e que não informa que o governo anterior deixou 255 bilhões de reais em “restos a pagar” (dívidas vencidas em 2022 e não pagas até 31 de dezembro daquele ano), além dos precatórios não pagos, que representam mais 90 bilhões de rombo; esquecem de dizer que todos os indicadores macroeconômicos estão “muito bem obrigado”.
Os memes, e seus divulgadores, dão de ombros para a verdade, para eles o desemprego em queda; a inflação na meta; Selic em queda; dólar estável com viés de queda; bolsa de valores com viés de alta; reservas cambiais sendo recompostas, histórico dos governos Lula 1 e 2 de redução da relação dívida x PIB, além da reorganização de toda a institucionalidade, não importam, o que importa é dizer que “Lula [é] ladrão, [e que] seu lugar é na prisão”, apesar de tudo que foi revelado nos últimos dois ou três anos.
Sobre o “rombo”.
A notícia sobre o “rombo” é meia-verdade, pois, apesar de partir de elemento de verdade, exclui outros........
© Brasil 247
visit website