menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O império contra-ataca: o significado da visita do presidente do Quênia a Washington

26 2
27.05.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulino Cardoso - Entre os dias 21 e 23 de maio, o presidente do Quênia William Ruto, realizou uma visita de Estado aos Estados Unidos, onde foi recebido com toda pompa e circunstância pelo presidente Joe Biden no último dia 23.

O dignitário do Quênia foi o primeiro representante político africano a pisar na Casa Branca desde 2008. Na pauta, investimentos e parcerias sem precedentes na áreas da saúde, educação e em troca, além de se constituir em uma plataforma de penetração no continente, o país colabora com os desejos estadunidenses no Haiti com o envio, em breve, de até mil policiais para ajudar o país caribenho e que pode render 300 milhões dólares aos cofres quenianos.

Ao que tudo indica, com um certo atraso, os Estados Unidos acordaram para a importância estratégica da África, em especial, quando assistiu reduzir sua importância no Sahel, principalmente no Níger onde estava instalada sua importante base de drones. Como sabemos, por meio dos BRICS, países como África do Sul, Argélia, Etiópia, Egito, não só percebem possibilidades de investimentos, liberam-se da supremacia do dólar no comércio internacional, e, ensaiam uma independência no plano geopolítico. Vide a brilhante atuação da África do Sul na defesa da causa palestina nas cortes internacionais.

Como sempre Washington acena con o apoio no combate ao terrorismo. Segundo Voa (Vóz da América em Português), o apoio no setor de segurança “incluem oportunidades de formação e exercícios militares, assistência na gestão de refugiados, investimentos dos EUA no sector da segurança do Quénia, esforços de combate ao terrorismo, incluindo uma maior partilha de informações e, para além de tudo isto, 16 helicópteros e 150 veículos blindados.”

De acordo com o periódico, os Estados Unidos anunciaram US$250 milhões em novos investimentos no Quênia através da U.S. International Development Finance Corp, incluindo US$180 milhões para um grande projeto habitacional acessível,........

© Brasil 247


Get it on Google Play