Porquê o país do salário mínimo de mil euros?
O Dr. Pedro Nuno Santos, no discurso de entronização no partido, afirmou que pretende ter o salário mínimo em “pelo menos os 1.000 euros” no final da legislatura, em 2028. Há poucos meses o Professor Valadares Tavares e eu publicámos um livro intitulado “Portugal: porquê o país do salário abaixo de mil euros?” (D. Quixote, agosto de 2023). O paralelo é demasiado evidente para poder ser ignorado. Será possível, em poucos anos, que aquele que era em 2023 o nível de salário mediano passe a valor da remuneração mínima?
À primeira vista o anúncio nada tem de especial. O número implica uma taxa de crescimento anual de 5,1% no indicador durante a legislatura, que até seria inferior à verificada de 2016 até hoje, que foi de 5,6%. Mesmo em termos reais, considerando as previsões de inflação do FMI, o crescimento anual será de 2,9%, pouco acima dos 2,5% dos últimos oito anos. A conclusão é que, seguindo a trajetória recente, o objetivo será alcançado sem dificuldades.
O problema é saber se será boa ideia continuar essa trajetória. De facto, o novo líder do PS nada disse acerca das medidas que pretende........
© Observador
visit website