menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A directiva da tampinha 

27 5
25.08.2024

Primeiro pensei que fosse defeito. As tampas não se ajustavam às garrafas. Experimentei rodar com força. Pressioná-las. Até esganá-las um pouco. Mas não não era defeito. Era mesmo assim. Ou melhor dizendo passou a ser mesmo assim.

E é assim porque a Directiva 2019/904 da UE veio estabelecer que os produtos de plástico de uso único, incluindo garrafas com tampas de plástico, só possam ser comercializados se as tampas permanecerem presas aos recipientes durante toda a fase de utilização prevista do produto.

(Queridos eurocratas experimentaram abrir e fechar uma garrafa com a tampa presa ao recipiente? Podem mandar um video a mostrar como se faz? Obrigada.)

Perceber o porquê desta ordem de Bruxelas demora muito menos tempo que conseguir fechar uma garrafa com a respectiva tampa agarrada: umas criaturas deixavam por aqui, por ali e muito particularmente nas praias as tampas das garrafas de plástico. Multá-los? Dá muito trabalho. Além disso parece mal e bem vistas as coisas é uma forma de discriminação entre quem apanha o seu lixo e quem o deixa por todo o lado. Portanto a opção foi a directiva da tampinha........

© Observador


Get it on Google Play