menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

DOURO: SABEDORIA E BOM-SENSO

5 0
29.07.2024

Manuel Igreja

Desde que o Douro se tornou terra de vinho a valer, pois de rio e de gente já o era antes, a palavra crise surge a cada esquina, a cada ano, com se fosse o pintor no cachos que com naturalidade se vão desenvolvendo com encanto de quem os cuida com ternura e com desenvoltura. Só que sem o mesmo encanto.

Mais coisa menos coisa, podemos situar-nos há trezentos anos, quando o vinho enquanto produto comercial ganhou peso muito considerável na economia nacional, enquanto se afirmava como produto e modo de vida quase único na nossa região.

Graças ao estreitamento das relações comerciais com a Inglaterra, a dinâmica levou a que os montes se travestissem de vinhedos a poder de muito suor e de muito ai e de muito valha-nos Deus. Ao longo do ano vão mudando de cor no seu traje que é sempre o mesmo. Largo e colorido.

As tensões comerciais com os seus e os interesses próprios e mais o desequilibro entre ambas as partes, o comércio e a lavoura, levaram a que os ganhos fossem desigualmente repartidos e a que riqueza criada........

© Diário de Trás-os-Montes


Get it on Google Play