As autarquias como força motriz de desenvolvimento do nosso país
Estatui o artigo 235.º do nosso diploma fundamental que a organização democrática do Estado compreende a existência de autarquias locais que são pessoas coletivas territoriais que visam a prossecução de interesses próprios das populações respetivas.
Ou seja, há uma dupla dimensão relevante (território população) que faz com que sejam as autarquias locais as estruturas do “Estado” que têm uma relação de maior proximidade com o território onde se inserem e com a população que servem.
Se hoje formos revisitar as responsabilidades das autarquias locais, municípios e freguesias, rapidamente constatamos, um pouco por todo o país, que são as autarquias que conseguem responder de forma mais rápida e eficaz aos anseios da população, assim como, são as autarquias que por intermédio das suas ações criam condições promotoras da qualidade de vida e bem-estar das pessoas.
É por isso que as principais palavras que tenhamos que dirigir aos milhares de autarcas no nosso país, sejam gratidão e respeito, já que importa valorizar os cidadãos (homens e mulheres, mais velhos ou mais novos) que tomaram a decisão de se dedicarem........
© Diário de Notícias
visit website