menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Os Deserdados

7 1
22.12.2023

Em tempos natalícios, raramente, recordamos o verdadeiro significado desta época e por que razão o celebramos. Entre os presentes de Natal e os preparativos para a ceia mais especial do ano, esquecemo-nos da razão para juntar famílias, por vezes desavindas, em torno de uma mesma mesa. Esse motivo chama-se Jesus. E, para quem não se lembre, estamos a celebrar o nascimento de Jesus.

Jesus, filho de Deus, era para a sociedade sua contemporânea um deserdado, nascendo num estábulo, filho de pais muito modestos que estavam numa terra que era a sua. Jesus estava longe das elites governantes e do poder político ou económico. Estava perto da espiritualidade pelo seu laço com Deus. Assim, a mensagem que transmitiu foi de conforto e esperança para os pobres, garantindo-lhes um reino para a sua redenção se cumprissem com os deveres de humildade.

Quão longe vão estes tempos, em que já nem no local do nascimento de Cristo se pode celebrar esse evento de forma pacífica. É, por isso, necessário refletir sobre os tempos que vivemos, dominados pela pressa, pela tecnologia e por uma crescente insensibilidade e falta de empatia para com os outros.

Os Reis do Mundo

Começo esta reflexão, através de um fantástico filme que abriu a Mostra de Cinema da América Latina, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Intitulado “Los Reyes Del Mundo”, o filme assombra pela beleza cinematográfica que contrasta com a violência da realidade que relata. O público é levado para dentro do filme, entre a poesia dos pensamentos e a beleza das paisagens. As imagens que correm vorazes, por vezes, detêm-se num raro momento de fruição estética.

Neste filme é feito o retrato de cinco adolescentes, abandonados à sua sorte num ambiente cruel. É entre os desafortunados da vida que encontram alguma cumplicidade e compreensão. Empreendem uma longa viagem de esperança que........

© Jornal Económico


Get it on Google Play