menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Efemérides musicais de 2024

5 16
14.10.2024


O ano em curso é pródigo em efemérides musicais, sobretudo na celebração de centenários de nascimento e morte de grandes compositores e até de grandes obras, como é o caso da Rapsody in Blue, uma composição para piano solo e banda de jazz que combina elementos da música clássica com efeitos influenciados pelo jazz. Foi estreada, em Nova York, a 12 de fevereiro de 1924 e é seguramente a composição mais conhecidas de George Gershwin, compositor americano que nasceu em 26 de setembro de 1898 e faleceu em 11 de julho de 1937.

No que diz respeito aos centenários de grandes compositores, começamos por destacar os duzentos anos do nascimento de Bedřich Smetana, compositor checo que nasceu a 2 de março de 1824 e faleceu a 12 de maio de 1884. Compôs diversas óperas1, mas foi o poema sinfónico Má Vlast (“Minha Pátria”), composto em estado de absoluta surdez, que verdadeiramente o imortalizou. Vltava (“O Moldava”), em sol maior, evocando o rio Moldava – afluente do Ebla – tornou-se uma música mundialmente conhecida. Smetana é considerado o pai da escola musical checa, sendo Antonín Dvořak o seu sucessor.

Também no dia 27 de julho fez cem anos que faleceu o menos conhecido compositor e pianista italiano Ferrucio Busoni (1 de abril de........

© Diário do Minho


Get it on Google Play