Nem gigantes nem anões, apenas um homem normal. Opinião de José Brissos-Lino
A vida política anda esquisita por muitas e diversas razões. Uma delas é que antes tínhamos homens que se tornaram notáveis devido ao seu percurso político. Ou tinham lutado contra a ditadura e sofrido perseguições, prisões, exílios e campanhas negras, ou tinham acreditado que seria possível mudar o regime por dentro e tentaram-no, embora sem sucesso. Outros eram indivíduos que se destacaram pela sua notória craveira intelectual.
De há uns tempos para cá as coisas mudaram. Hoje a política é uma arena de oportunistas, corruptos, gente pouco séria e mesmo criminosos de vários tipos. A democracia tem destas coisas. É tão aberta a qualquer um que nem se sabe defender a si própria.
O problema é que antes o eleitorado sabia discernir os elementos sérios dos outros, desde logo pelo discurso. Mas hoje, mercê das redes sociais, da IA e dum certo deslaçamento da sociedade e da polarização, é muito mais difícil esse exercício de discernimento, intoxicados que estamos pelas notícias falsas e informação manipulada ou desonesta. E é por isso que os........
