menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Diatribe artística contra a violência urbana no Rio

3 3
27.12.2025

“569”, composta e gravada por Fred Le Blue Assis, doutor em Planejamento Urbano pelo IPPUR e pesquisador de territórios culturais do TECCER (fundador do MOVimento ARTetetura & HUMANismo), é um manifesto a favor da desfragmentação espacial e do empoderamento popular do bem comum que é o espaço público da “cidade partida” de Zuenir Ventura (Rio de Janeiro). A canção aponta para uma resposta micropolítica à violência urbana (tragédia do ônibus 174) através da música por meio de uma abordagem terapêutica, que tenta catalisar um resgate da sociabilidade urbana, da comunicação não-violenta e da cultura de paz, na tentativa de combater a anomia e paranoia social, perpetuada nos comportamentos públicos e pelos discursos sociais sobre o Rio.

A letra e a musicalidade eclética sugerem uma metalinguagem da multipli’cidade de vozes e olhares urbanos. O meio de transporte (ônibus) é aqui representado como um meio de comunicação também, inclusive de expressão artística, e socialização interpessoal.

A narrativa documentarística da odisséia urbana que é narrada em “569”, a partir de experiências etnográficas, no contexto histórico........

© Revista Fórum