menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Não é ‘captura’ de Nicolás Maduro. É sequestro

12 46
04.01.2026

Na cobertura da mídia tradicional brasileira, o termo “captura” tem sido usado de forma recorrente para descrever o que, segundo juristas dos próprios Estados Unidos e de todo o mundo, constitui uma ação ilegal do ponto de vista da lei estadunidense e também violação do direito internacional.

Não é a única tentativa de normalizar aquilo que não deveria ser normalizado. Em boa parte deste sábado (3), durante a cobertura noticiosa, uma emissora se referia à vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, como “autointitulada presidente interina”. Segundo a Constituição do país sul-americano e também de acordo com a lei da maciça maioria dos países do mundo, na vacância do titular do cargo, quem assume é a pessoa que assume a vice-presidência.

Isso não vale para alguns veículos, onde a palavra intervencionista do presidente dos EUA, Donald Trump, parece valer mais do que a lei. Mesmo com a ocupante do cargo fazendo o pronunciamento como chefe do Executivo, o “autointitulada” seguiu por algum tempo na fala dos apresentadores.

O título desse texto se refere a um outro, publicado por Corbin Trent no CommonDreams. Ele cofundou o Brand New Congress e o Justice Democrats, ajudou a recrutar a parlamentar........

© Revista Fórum