As quatro decisões necessárias para salvar o SNS
A cultura japonesa inclui história popular que consiste em idoso que perdeu as chaves de casa na estrada onde caminhava em noite cerrada e que as tenta encontrar junto a candeeiro que iluminava a estrada.Este idoso é interpelado por outrém que lhe pergunta se perdeu ali as suas chaves ao que ele responde que não, mas é ali que tem luz.
A situação vivida em relação ao SNS é similar pois, perante o seu pré-colapso, discute-se se se deve ou não substituir a Ministra da pasta.
Ora qualquer análise da situação atual não pode deixa de reconhecer que:
Ora, se estas constatações parecem ser consensuais, então pode concluir-se que os 4 erros atuais são evidentes: mau desenho institucional, má gestão das organizações do SNS, insuficiente estatuto profissional dos profiissionais do SNS, mal estruturada a cooperação com o setor privado.
Reorganização institucional:........© Observador





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein
John Nosta
Joshua Schultheis
Rachel Marsden