menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

As disfunções do SNS: hospitais, macas e ambulâncias

11 1
yesterday

É impossível deixar de reconhecer que diariamente surgem na Comunicação Social evidências sobre as disfunções do SNS, muito especialmente para acudir os mais aflitos e carenciados, não se devendo daí concluir que, também diariamente, o SNS não presta inúmeros e excelentes serviços a muitos portugueses com a elevada dedicação e competência dos seus profissionais.

Todavia, os casos extremos também são importantes e são esses que fazem notícia pelo que importa questionar: Se o Orçamento para o SNS não cessa de aumentar atingindo-se a despesa acumulada até 30 de Novembro (dados da DGO, 2025, Dezembro), de quase 14.000 milhões de euros, ultrapassando o imaginável alguns anos atrás, como explicar então as conhecidas disfunções, deixando-se sucumbir doentes no chão da sala de espera ou monopolizando ambulâncias para substituir as macas que não existem? As causas baseiam-se em duas principais disfunções.

A sociedade portuguesa tem vindo a aumentar as necessidades da Saúde devido ao acréscimo populacional ao aumento da sua idade média pelo que a dimensão do investimento em novas estruturas........

© Observador