menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

PPP: Modelo Chinês para a nossa Defesa

10 3
06.01.2026

É sobejamente conhecido que a economia chinesa1 é uma economia socialista, centralmente planeada, com características de capitalismo selvagem, harmoniosa2 & dinâmica3, onde a desigualdade reina. Menos conhecido é o facto de o estado socialista chinês subcontratar algumas das atividades geralmente consideradas fundamentais à soberania nacional, nomeadamente a defesa, a entidades não estatais.

Mais concretamente: o estado chinês não tem forças armadas. Não tem exército, nem soldados4, nem espingardas5. Não tem nada de letal, é um estado pacífico, isto desde que o Partido Comunista Chinês conquistou violentamente o poder em 1949. É verdade que tem um Ministério da Defesa Nacional (conhecido localmente como 中华人民共和国国防部, Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó Guófángbù), mas este organismo público, ao contrário de países belicistas como o Japão ou Portugal6, não tem nenhuma responsabilidade na organização, comando, planeamento ou financiamento de qualquer força militar nacional. As suas áreas de atuação limitam-se à representação nacional em assuntos de diplomacia militar, à nomeação de adidos de defesa, à participação em fóruns internacionais de segurança e à comunicação oficial sobre assuntos relativos à defesa nacional. Dito de outro modo: é apenas uma fachada para americano ver, algo para simular compatibilidade com as normas internacionais — uma concessão formal, não real, aos protocolos diplomáticos & culturais europeus, antiquados e desfasados, que ainda regem as relações internacionais.

Então, os soldados, espingardas e tanques que chacinaram milhares de civis desarmados e indefesos na Praça de Tiananmen (天安门广场) em 1989, e as botas, canhões e misseis que, depois de percorrerem a Avenida Chang’an (长安街) desfilam pomposamente todos os anos pela mesma Praça em frente do camarada Xi e dos outros membros do politburo do Partido Comunista Chinês (中国共产党中央委员会政治局, Zhōngguó Gòngchǎndǎng Zhōngyāng Wěiyuánhuì Zhèngzhìjú) são o quê? São as forças do Exército de Libertação Popular (中国人民解放军,........

© Observador