menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A soberba de Moraes

3 0
latest

"Ele vai para cima de quem organizou esta pancadaria no STF. Banqueiros, imprensa, Executivo", teria afirmado ao portal Metrópoles um ministro próximo a Alexandre de Moraes. Segundo esta fonte, Moraes estaria com "sangue nos olhos". Ele quer vingança!

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Como disse o advogado André Marsiglia, "Quem defende a atuação de um juiz que tem sede de vingança ou é capacho ou cúmplice". Mas, no Brasil, faz tempo que normalizaram comportamentos tão absurdos. E agora isso pode se voltar contra a própria imprensa...

Não foi por falta de aviso! Como disse João Luiz Mauad sobre uma manchete da BBC Brasil que chamou de "absurdo" o "inquérito do fim do mundo": "Durante 7 anos, o inquérito foi necessário para 'salvar a democracia'. De repente, virou 'absurdo'. A única explicação é que a água subiu e já está batendo no bumbum".

Somos criaturas frágeis, dependentes, pecadoras, e oferecemos sacrifícios para obtermos a graça divina. A postura de Moraes vai à contramão desse ensinamento cristão. Sua soberba salta aos olhos. Sua arrogância é a de quem se considera mais poderoso do que o próprio Criador

Somos criaturas frágeis, dependentes, pecadoras, e oferecemos sacrifícios para obtermos a graça divina. A postura de Moraes vai à contramão desse ensinamento cristão. Sua soberba salta aos olhos. Sua arrogância é a de quem se considera mais poderoso do que o próprio Criador

Era evidente que isso, cedo ou tarde, aconteceria. Basta estudar um pouco de história, principalmente dos regimes autoritários. Quando um tirano concentra tanto poder arbitrário, ele nunca fica restrito aos primeiros alvos. Novos críticos surgem e precisam ser calados também. A censura vem para todos.

Por isso, nesse caso, temos que torcer pela briga. Queremos Moraes contra Lula, contra André Esteves, contra a Globo. Queremos um clima péssimo de desconfiança total dentro do STF, como parece ser o caso, com ministros achando que Moraes prepara dossiês contra todos. Quando o sistema está em harmonia, o povo perde. Nossa chance, talvez a única, seja a autofagia dessa turma.

O samba da imoralidade totalitária

Com vocês, o Supremo que condenou Bolsonaro!

Hoje é quarta-feira de cinzas, o começo da Quaresma. É tempo de arrependimento, de humildade, para lembrarmos que do pó viemos e ao pó voltaremos. Não somos deuses e o grande pecado é querer justamente substituir Deus. Somos criaturas frágeis, dependentes, pecadoras, e oferecemos sacrifícios para obtermos a graça divina.

A postura de Moraes vai à contramão desse ensinamento cristão. Sua soberba salta aos olhos. Sua arrogância é a de quem se considera mais poderoso do que o próprio Criador. Mas o fim dos tiranos não costuma ser dos mais belos. O estudo da história, uma vez mais, mostra isso.


© Gazeta do Povo