menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Central de transferências

29 0
01.09.2026

À hora que escrevo, o encerramento do mercado de transferências ainda não foi atingido, pelo que corro, assumidamente, sérios riscos de desatualização relativamente às considerações que infra deixarei. Ainda assim, ciente de que os planteis dos três principais clubes ainda poderão sofrer ajustamentos finais, julgo que é possível elaborar um primeiro comentário sobre o modus operandi e as principais movimentações de mercado que ocorreram nas últimas semanas.

No Sporting assistimos à reformulação do plantel principal, sob a forma de limpeza de balneário. No Benfica estamos a acompanhar a reedição do filme de épocas anteriores: novo treinador, milhões de euros investidos em entradas de jogadores e a saída de outros tantos. No FC Porto a aposta assenta na consistência dos princípios técnico-táticos que produziram os resultados conhecidos e na estabilidade do grupo de atletas que os vão reinterpretar durante a época.

FC Porto: estabilidade e consistência

A atuação do FC Porto no mercado assenta em dois pressupostos fundamentais: primeiro, manter a estrutura essencial da equipa que garantiu o campeonato nacional na época transata. A permanência de Diogo Costa, Kiwior, Bednarek, Froholdt, Alberto Costa, P. Rosário, Gabri Veiga, W. Gomes, Pepê, Samú são as melhores notícias sobre o reforço da equipa. Garantir a estabilidade e o compromisso das principais figuras do plantel mostra-se essencial para prosseguir, consistentemente, o trabalho técnico-tático-motivacional iniciado por Francesco Farioli na época 2025/2026.

Segundo, com a inclusão de André Silva, Inbeom Hwang e o regresso de Seko Fofana, o FC Porto reforça a profundidade do plantel e apresenta um lote de atletas competitivamente equilibrado. A chegada de Santiago Giménez, proveniente do Milan, vem acrescentar diferenciação técnica, capacidade de finalização e experiência competitiva ao mais alto nível no setor mais ofensivo da equipa.

Entre........

© A Bola