A Venezuela. Uma história a conhecer e para ser contada

Nos finais do século XX, a Venezuela debatia-se com enormes tensões e conflitos socioculturais, políticos e económico-financeiros. Embora fosse um país muito rico em recursos naturais, como o petróleo, a grande maioria das pessoas, as crianças, as mulheres e as famílias, viviam na pobreza extrema. A nacionalização da indústria petrolífera, em 1976, tornando-a um monopólio do Estado, mas com bastante autonomia, tinha como objetivo diminuir a pobreza e desenvolver o país. As companhias estrangeiras foram parcialmente ressarcidas pelos prejuízos causados pela nacionalização e, nos 25 anos que se seguiram à nacionalização, a empresa tornou-se a maior da América Latina e a décima mais lucrativa do mundo. No entanto, a pobreza e as péssimas condições de vida das pessoas mantiveram-se.

Em 1998, Hugo Chávez concorreu às eleições presidenciais, propondo-se combater a corrupção e a pobreza, implementar políticas de inclusão social. Chávez ganhou as eleições com mais de 56% dos votos e o seu governo exigiu controlar a empresa estatal que gerira a indústria petrolífera. A agitação política e a violência que se seguiram culminaram com uma greve geral em 2002, contra o governo de Chávez. Dos cerca de 40 mil empregados da empresa, mais de metade foram despedidos ou despediram-se fragilizando enormemente o funcionamento da indústria petrolífera. Passaram a ser aceites somente pessoas da confiança do governo e a empresa formou a sua própria milícia para defender a “revolução socialista”. A tentativa, falhada, de um golpe militar, levou a que todos os militares que não apoiavam Chávez fossem expulsos das forças armadas. Os que claramente lhe eram leais receberam generoso tratamento preferencial e regalias.

A enorme riqueza que tinha sido criada num período de altos preços no mercado internacional do petróleo permitiu reduzir muito significativamente a pobreza, mas não foi bem distribuída pelos cidadãos, nem bem aplicada. A corrupção e a violência aumentaram exponencialmente. A Venezuela não produzia praticamente mais nada a não ser petróleo e dependia........

© Visão