A urgência de adotar a Inteligência Artificial no dia a dia: Um caminho sem retorno

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem sido uma constante em discussões sobre inovação e o futuro do trabalho. No entanto, existe uma perceção errada sobre o seu impacto e é muitas vezes pintada como uma ameaça que roubará empregos e tornará a vida humana irrelevante. Esta visão apocalíptica, embora comum, é, para já, equivocada. Na verdade, a IA não é uma ameaça à vida moderna, mas sim uma ferramenta poderosa que, se bem utilizada, pode melhorar significativamente o quotidiano das pessoas e criar novas oportunidades em diversos setores. Ignorar ou temer a IA é o verdadeiro risco.

É comum ouvir em várias faixas etárias e até profissionais, comentários como: “não uso, já experimentei o ChatGTP [em regra não se acerta no nome] e aquilo não deu grande resultado” ou “Uso o ChatGPT para escrever e-mails e pouco mais” ou ainda “É melhor não saber, senão ainda sou substituído”. Estes comportamentos são mais usuais do que se possa pensar. São os novos resistentes, como foram os nossos pais em relação aos telemóveis e hoje já quase todos fazem videochamadas e usam apps.

Mas nesta tecnologia há um grande diferencial em relação a tudo o resto que se chama: RAPIDEZ. Estima-se que se estejam a realizar 10.000 plataformas por dia alicerçadas em IA. Estar atualizado sobre o que está a sair à data de hoje para o mercado é praticamente impossível. Acontece que uma dessas aplicações pode fazer literalmente a diferença na nossa forma de trabalhar e estar à frente da........

© Visão