Cansado de “liberalizar” o trabalho e de privatizar as ambulâncias |
O primeiro-ministro pergunta porque fazemos greve? Eu respondo: porque estou cansado de “liberalizar” o trabalho e privatizar ambulâncias. Estou cansado do mercado livre e da privatização prometerem sempre melhores salários, melhores serviços e melhor qualidade, garantindo que vamos todos ficar ricos. O que vejo é outra coisa: um ou dois ficam. O resto da sociedade, quase sempre, fica pior. Desde que há menos casas do Estado, ninguém compra casa. Desde que há menos médicos e menos urgências públicas, ninguém tem consultas. Agora até já querem privatizar as ambulâncias!
Há décadas que o discurso se repete. Sempre que um serviço falha, a resposta é “mais mercado”. Sempre que os salários estagnam, a solução é “flexibilizar”. Sempre que um sistema público sofre, a conclusão é que “o Estado não sabe gerir”. A promessa é sempre a mesma: eficiência, crescimento e modernização. O resultado, quase nunca! Se alguém quiser ver um mercado verdadeiramente livre, sem redes de segurança social, sem garantias de sobrevivência, sem intervenção ou regulação pública, não precisa de recorrer a manuais teóricos. Basta olhar para a Londres vitoriana de Oliver Twist. O mercado de trabalho era livre, o mercado de habitação era livre, a assistência médica era deixada à caridade, a regulação e intervenção pública eram quase zero. O resultado foi previsível: miséria estrutural, doenças evitáveis e acesso a cuidados básicos determinados pela capacidade de pagar. Uma verdadeira distopia para todos, excepto os ricos!
A economia moderna confirmou o que a História já tinha mostrado. Setores como a saúde, a alimentação ou os serviços de emergência........