Ranking governamental de um ano com travo de Laranja muito Amarga

O Diário do Governo começou a ser publicado no final de junho, logo a seguir à viabilização do programa e entrada em plenas funções do Governo Montenegro II. Até hoje, divulgámos 124 artigos como exercício de cidadania ativa com uma visão progressista que não deixa de promover o diálogo democrático e saudar os exemplos de boa governação.

O governo não ajudou muito e em 123 dias de análise averbou 96 prémios Laranja Amarga/Limão Azedo, apenas o benefício da dúvida de 18 Laranjas sem Sumo e infelizmente somente 9 manifestações de regozijo merecedoras do galardão Laranja Doce. Vejamos então o ranking dos governantes ao longo do ano de 2025:

Luís Montenegro15 – O líder do Governo destaca-se pela opção pelo alinhamento estratégico com o Chega, pela gestão política do orçamento e das medidas fiscais e pelos clamorosos fracassos nas áreas que mais afetam a vida dos portugueses como a saúde ou a habitação (ainda assim, conseguiu 3 Laranjas sem Sumo e uma Laranja Doce).

Leitão Amaro12 – O rosto da propaganda e do alinhamento com a extrema-direita em matéria de política migratória, já com duas rotundas derrotas no Tribunal Constitucional. Promoveu o ódio, defendeu a separação das famílias e criou problemas graves à economia, pelo que é claramente o pior ministro pela intencionalidade política na banalização do mal. Manifestou ainda desprezo pelos direitos fundamentais na forma como desvalorizou que metade do País fique sem acesso a jornais em papel ou pela forma como se referiu à maior greve geral do século XXI.

Rosário Palma Ramalho10 – Inexistente em matéria de solidariedade, desbaratando a oportunidade do PRR para o investimento nas áreas sociais, ignorando que o sucesso orçamental da Segurança Social se deve aos contributos dos trabalhadores estrangeiros, lançou uma inútil fronda social com a........

© Visão