menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Virar o jogo contra o alcoolismo requer confiança nas pessoas

24 0
15.04.2024

Foi preciso confiar em algumas pessoas para virar o jogo quase perdido do meu alcoolismo. Lidar com essa doença silenciosa e sutil requer algo que não temos muito hoje em dia, que é a confiança no outro ser humano. Um dos meus médicos, aquele que me deu suporte quando eu tive um surto, me disse: "Alice, você precisa confiar em mim." Porque à medida que me sentia jogada às margens do meu grupo social, sem ninguém para conversar ou mesmo entender o que estava se passando, fui me isolando ainda mais. E aqui lembro da questão da semana passada: o perigo do isolamento.

Falar da minha doença soa repetitivo, e é. Muitas vezes em sala de AA ouvimos as mesmas histórias, muitos clichês... Mais de uma vez uma amiga me alertou ao ler meus textos, antes de serem publicados: "Tem muito lugar-comum!". Mas é isso mesmo: as situações e as sensações se repetem...

Teimosa que sou, demorei a abrir a mente e aceitar sugestões, conselhos e tratamento. Na falta de um diagnóstico preciso, é necessário ter muita confiança no médico, e ouvir muito a mesma coisa. É a típica situação de água mole em pedra dura... Ela acaba furando a pedra. Esse milagre é uma conjunção de muitas coisas: confiança no profissional, escuta atenta por parte dele e os tombos que vão ficando cada vez piores. Tem uma hora que chega! (outro clichê). Se você frequenta uma sala de AA, sabe das mensagens que colocamos em letras garrafais.

Eu sempre ouvi que bebia demais. Eu mesma, no fundo, também sabia que tinha........

© UOL


Get it on Google Play