Joelho de Porco, a banda que mudou o rock nacional
Há uma banda lendária, da qual se fala pouco, mas que tem tudo a ver com São Paulo e foi fundamental no desenvolvimento do rock paulistano. É o Joelho de Porco, um conjunto roqueiro que desfilou pelos rádios e TVs nos anos 1970. Causou barulho com a sua inovação, desinibição, vestimenta a caráter e por tratarem temas sérios com uma perspectiva bem-humorada.
Criado em 1972, o grupo ficou semiativo até quando morreu Tico Terpins, seu principal líder, em 1998. Desde então se mantem calado. Na verdade houve um filme dos seus 50 anos chamado "Meu tio e o joelho de porco – A mais legal e original das bandas brasileiras".
O conjunto antecipou o punk rock com sua atitude irreverente e tinha a vida na metrópole como tema fundamental. Seu primeiro vocalista, Próspero Albanese, que deu o tom gutural e alucinado à banda, decide deixá-la, em 1976, para estudar direito. É substituído pelo ítalo-argentino Billy Bond, que avançou na trilha roqueira e trouxe um sotaque espanhol para o conjunto.
O Joelho de Porco surgiu oficialmente em maio de 1972 quando seus integrantes tocaram no Tuca (Teatro da Universidade Católica). Estavam no palco Tico Terpins (violão, voz e guitarra........
© UOL
visit website