Só em agosto, 26 mil focos de incêndio na Amazônia

Em agosto foram registrados mais de 26 mil focos de incêndio na Amazônia Legal. Depois do Pantanal e do Cerrado, a Amazônia bate recordes de queimadas.

De acordo com os dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), já são mais de 2,5 milhões de hectares queimados no bioma amazônico em menos de um mês. Desde o começo do ano já foram mais de 4,1 milhões de hectares afetados pelo fogo.
As queimadas afetam mais de nove estados de norte a sul do país. Na lista estão Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Amazonas. O período de seca, que aumenta a cada ano devido às mudanças, contribui para que o fogo se alestre pela floresta.

Os olhos ardendo, a garganta seca, dificuldade para respirar, o aumento de casos hospitalares devido a problemas pulmonares ou doenças respiratórias, voos cancelados... Um cenário apocalíptico. Porto Velho (RO) está tomada por fumaça........

© UOL