menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Tenho admiração pelos perdedores

6 0
30.07.2024

Depois do futebol, o esporte que mais gosto de ver é o vôlei. Quando era menino, joguei um torneio de vôlei entre seleções de bairros, promovido pelo Sesc. Era o levantador da equipe. Fomos campeões. Mesmo sendo o maior artilheiro da história do Cruzeiro, o que fazia melhor e o que mais me alegrava era dar passes para gols.

As Olimpíadas são explosões de técnicas e de emoções. As competições despertam, muitas vezes, sentimentos contraditórios. O nadador brasileiro Guilherme Costa, apelidado de Cachorrão, chorou copiosamente depois de não conseguir por fração de segundos uma medalha, mesmo batendo o recorde pan-americano e ultrapassando sua melhor marca nos 400 m livre.

Atletas de alto nível costumam ter um sentimento de culpa por não ter feito o melhor. Já a judoca Rafaela Silva aceitou sem lamentações a derrota, mesmo por detalhes.

As Olimpíadas estimulam também nas pessoas e crianças sensações de que elas só serão felizes se forem vencedoras. Nesta busca pelo ouro e pelo sucesso, algumas passam dos limites. Perder seria um grande fracasso. Tenho admiração pelos perdedores, pelos inadaptados ao mundo e pelos marginalizados que, mesmo derrotados, levam uma vida digna em um mundo........

© UOL


Get it on Google Play